Joaquim e Manuel









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Essa Dupla Sertaneja, formada pelos irmãos Joaquim Gomes e Manoel Gomes, filhos de Pai e Mãe Portugueses, é carinhosamente conhecida como "A Dupla da Boate Azul", devido ao grande sucesso da belíssima Composição de Benedito Seviero e Tomáz, que foi gravada pela primeira vez por "Joaquim e Manuel", no LP "Pelos Caminhos da Vida", gravado em 1985 pelo selo Sertanejo/Chantecler (N° 2.11.405.688).

A Dupla se formou no ano de 1976, com um repertório de estilo totalmente diferente, já que "Joaquim e Manuel" gravaram seu primeiro LP em 1977, pelo selo Entré/CBS (N° 104376), com diversas Composições de autoria própria num estilo "Lusitano Satírico", com destaque para "Os Donos das Padarias" (Manuel - Victor Pereira), "Qual É a Sua Joaquim" (Marlon dos Santos - Victor Pereira), além da célebre "Jardineira" (Humberto Porto - Benedito Lacerda), só que não em Ritmo Carnavalesco, mas como se fosse um Vira Português... ("Oh, Jardineira por que estás tão triste / Mas o que foi que aconteceu... ")

Ao que consta, o segundo Disco foi gravado em 1985, e foi justamente o LP "Pelos Caminhos da Vida" no Estilo Sertanejo, com belíssimas interpretações tais como "Bom Exemplo" (Nonô Basílio), "Sonho de Carreiro" (Roberto Paschoa - Joaquim), além da Faixa-Título "Pelos Caminhos da Vida" (Jorge Silva - Joaquim - Manuel), que brindou o Apreciador com a célebre "Boate Azul" (Benedito Seviero - Tomáz), a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página, e que alcançou bastante sucesso e fez com que a Dupla "Joaquim e Manuel" acabasse adquirindo o codinome de "A Dupla da Boate Azul"!! Aliás, de acordo com o comentário bem humorado de ambos os integrantes da Dupla, "...pouca gente sabe o verdadeiro nome da Dupla, que é mais conhecida como 'Boate Azul'..."

Em 1987, a Dupla "Joaquim e Manuel" lançou também pelo selo Sertanejo/Chantecler o LP "Som de Cristal" (N° 2.11.405.747), com destaque para "Avenida Boiadeira" (José Fortuna - Paraíso), "O Mártir do Calvário" (Goiá - G. Caldeira), "A Namorada Que Sonhei" (Osmar Navarro), além da Faixa-Título "Som de Cristal" (Benedito Seviero - Tomás), composta pelos mesmos Compositores da célebre "Boate Azul".

Esse LP vendeu cerca de 26 mil cópias em Portugal, país no qual a Dupla se apresentou em diversas cidades e, em 1993, "Joaquim e Manuel" receberam como prêmio um Disco de Platina da Rádio Festival do Porto. E, no Brasil, a Dupla também recebeu um Disco de Ouro pela vendagem do mesmo LP "Som de Cristal".

A Dupla também fez bastance sucesso em Portugal com o LP "Jogo de Cintura" gravado em 1992 pela RGE (N° 308.6322), lançado no ano seguinte no respectivo país.

Além de Composições próprias, "Joaquim e Manuel" têm gravado Músicas de Geraldo Nunes, Zacar, Alcino Alves, Praense e Benedito Seviero, apenas para citar alguns.

De acordo com os próprios integrantes, "Somos a Dupla 'Joaquim e Manuel', e cantamos juntos a aproximadamente trinta anos e, nesses trinta anos, já cantamos e encantamos em vários lugares, inclusive em boates de todas as Cores... já cantamos em especial em 'Boates Azuis'..."


Contato para shows e venda de CDs:

(11) 3692-7747
(11) 9688-5536

e-mail: joaquimemanuel@hotmail.com
coisadedeusjoaquimemanuel@gmail.com



Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Joaquim, Ricardinho e Manuel, na Churrascaria Tião Carreiro (na Av. Rio Branco, 694 - Campos Elísios - 01206-000 - São Paulo-SP - F.: (11) 3331-9702), no dia 27/11/2008. Foto batida pela minha Esposa, a Netinha:




Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Joaquim, Fábio Porangaba e Manuel, também na Churrascaria Tião Carreiro, no dia 27/11/2008. Foto batida pela minha Esposa, a Netinha. Fábio Porangaba é Colecionador de Boa Música Brasileira e também criador do excelente Site Os Reis do Cururu.




E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, Joaquim e Manuel, no mesmo dia, na Churrascaria Tião Carreiro. Foto batida pela minha Esposa, a Netinha:





Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos sites Dicionário Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Palco MP3, Rádio Terra-FM, Universo Sertanejo, IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira, Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Moreira Salles. Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Ribeirão Preto-SP: conheça um pouquinho dos Violeiros da Voz de Cristal que são os irmãos Arlindo e Antônio Cassol, conhecidos por Lourenço e Lourival e que continuam defendendo a nossa Música Caipira Raiz.


Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo