Boa Música Brasileira








E atenção Santo André-SP, Região do ABC, Grande São Paulo, e também a todos que gostam de ajudar numa boa causa para a Educação:


A Casa do Jardim, através do Site e também do Blog, ajuda 98 famílias de crianças de quatro bairros carentes da região. Fundada em 2001 pela Professora de Inglês Kátia Aparecida de Carvalho (foto acima), A Casa do Jardim arrecada alimentos e, pelo menos uma vez por mês, entrega sacolas com arroz, feijão, farinha e leite para as 98 famílias de crianças cadastradas, contando com mais de 120 colaboradores, dentre eles, Médicos, Dentistas, Psicólogos, Nutricionista, Pedagogos e Professores.

Conheça e participe desse maravilhoso projeto, visitando o Site e o Blog, ou, pelos telefones (11) 4436-3932 ou (11) 7243-7023.



Ricardinho, o criador desse site apóia os Atletas que fazem parte da Equipe Sai da Frente:


Um ponto de encontro entre amigos que praticam Esporte!!!




Página Índice


Cornélio Pires

Capitão Furtado

João Pacífico

Três Botucatuenses: Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha

Jararaca e Ratinho

Alvarenga e Ranchinho

Xerém e Bentinho

Venâncio e Curumba

Brinquinho e Brioso

Mazzaropi

Mário Zan

Tonico e Tinoco

Cascatinha e Inhana

Nhô Belarmino E Nhá Gabriela

Carreirinho

Tião Carreiro

Barreto e Barroso

Alberto Calçada

Moreno e Moreninho

Riachão e Riachinho

A Família de Violeiros de Itajobi

Zilo e Zalo

Souza e Monteiro

Torrinha e Canhotinho

Campanha e Cuiabano

Mineiro e Manduzinho

Leôncio e Leonel

Tuta e Tota

Silveira e Barrinha

Nízio e Nézio

Pedro Bento e Zé da Estrada

Mogiano e Mogianinho

Caçula e Marinheiro

Brasão e Brasãozinho

Luizinho, Limeira e Zezinha

Nenete e Dorinho

Délio e Delinha

Tibagi e Miltinho

Zé do Rancho

Craveiro e Cravinho

Cacique e Pajé

Quintino e Quirino

Badia Medeiros

Vadico e Vidoco

Jacó e Jacozinho

Abel e Caim

Mensageiro e Mexicano

Duo Guarujá

Duo Glacial

Zé Tapera e Teodoro

Belmonte e Amaraí

Canário e Passarinho

Divino e Donizete

Peão Carreiro e Zé Paulo

Tenório e Praense

Valderi e Mizael

Joaquim e Manuel

Lourenço e Lourival

Mocóca e Paraíso

Teixeirinha

Rolando Boldrin

Inezita Barroso

Ely Camargo

Sérgio Reis

Nalva Aguiar

André e Andrade

Léo Canhoto e Robertinho

Milionário e José Rico

Trio Parada Dura

Duduca e Dalvan

Carlos Cezar e Cristiano

Renato Teixeira

Almir Sater

João Mulato e Douradinho

Eli Silva e Zé Goiano

Zé do Cedro e João do Pinho

Luiz Fernando e João Pinheiro

Luiz Faria e Silva Neto

Ronaldo Viola

Goiano e Paranaense

Marcos Violeiro e Adalberto

Montenegro e Ulian

Garutti e Cuiabá

Duo Esperança

Moacyr e Sandra

Joseval e Josiene

João Carlos e Maurício

Carlos Leite e Miraí

Cassiano e Diquinho

Ramiro Vióla e Pardini

Pena Branca e Xavantinho

Zé Mulato e Cassiano

Duplas Femininas

Solistas de Viola

Novos Caipiras

Compositores e Poetas da Música Caipira Raiz

Para saber mais...

Ouvir Música Caipira



Um Convidado Especial: Heitor Villa-Lobos





Esse excelente Compositor soube captar o melhor da Música Brasileira tanto nas ruas de sua cidade-natal, como também no Folclore dos mais longínquos rincões desse imenso Território Brasileiro, além de ter projetado de maneira espetacular o nome do Brasil na Música Erudita além de nossas fronteiras! Grande Brasileiro de Coração, realizou inúmeras viagens de trem pelos Sertões de seu País-Natal, coletando o Nosso Riquíssimo Folclore, que ele soube, com bastante pioneirismo e grande coragem, incluir nas partituras, de sua belíssima Obra Musical Erudita! Conheça um pouquinho da trajetória desse que foi um dos Maiores Músicos do Brasil: Heitor Villa-Lobos



Um outro Convidado Especial: Luiz Gonzaga





Faltam palavras para poder explicar satisfatóriamente a Verdadeira Grandeza desse excelente Sanfoneiro e Cantador e o quão importante ele foi para nossa Boa Música Brasileira!!! Nascido em Exu-PE, em sua belíssima Trajetória, ele mostrou ter sido um dos melhores conhecedores desse nosso Brasil Musical e soube traduzir essa maravilhosa Riqueza Musical de seu "Pé De Serra" em sua inesquecível "Sanfona Branca", desde menino com apenas 7 anos de idade!!! Conheça um pouquinho da belíssima Lição de Vida que foi a carreira do Rei do Baião !!!



Um outro Convidado Especial: Elomar





A seca do Sertão do Auto da Catingueira, na Zona Rural de Vitória da Conquista-BA, nos deu esse excelente Cantador de Formação Musical sui-generis, com influência em diversos Estilos Eruditos e Populares!!! Mesmo tendo residido em Salvador-BA e tendo também se formado em Arquitetura, Elomar regressou decidida e definitivamente ao Sertão para poder escrever sua Obra Musical, tendo em sua Formação Universitária o suporte econômico mínimo, para que tal coisa fosse possível... Já que sempre foi o seu maior sonho poder se dedicar integralmente à Música!!! Conheça um pouquinho da Trajetória desse grande Músico cujo nome completo é Elomar Figueira Mello !!!







Conheça Ricardinho, o criador desse site:








Clique aqui e envie seu e-mail!












Google











E atenção Bauru-SP e Região, e também a todos que gostam de "assuntar" numa boa "prosa" além de gostar da Música Caipira Raiz:


O "Cumpadre" Luiz Viola desenvolveu o Blog O Violeiro e também o Site O Violeiro que eram dois espaços na Internet repletos de informações sobre a belíssima Cultura Caipira e também sobre o nosso Riquíssimo Folclore. Quero aqui agradecer ao Cumpadre Luiz Viola, criador desses dois "Sítios" pelo espaço que ele me ofereceu para que a gente possa "prosear" e compartilhar essa maravilhosa Cultura Caipira!! O Cumpadre Luiz Viola é uma pessoa de fundamental importância na preservação da Cultura Caipira e eu tenho acompanhado o trabalho dele desde a criação do Blog, e do site O Violeiro, os quais eram engajados com a Preservação da Cultura Caipira dessa Nossa Terra Descoberta por Cabral! Temos compartilhado assuntos muito interessantes como por exemplo o Significado das Cores nas Fitinhas da Viola e também os passarinhos imortalizados por Serrinha e Athos Campos, o Inhambuchitã e o Inhambuchororó que, por sua vez, é também conhecido como a Sururina, cantada por Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco em seu célebre "Luar do Sertão"!! Eu, particularmente considerava o Blog e o Sítio do Violeiro dois lugares de fundamental importância inclusive para o "primeiro contato" com a Música Caipira! Por outro lado, é natural que o Apreciador esteja estranhando as minhas frases no passado e não no presente... É que, com muita tristeza, eu tenho que noticiar que, no início de 2013 o UOL "fez o favor" de desativar o Blog, e o Site O Violeiro do "Cumpadre" Luiz Viola, diminuindo drasticamente a quantidade de Conteúdo Cultural na Internet... Lamentavelmente só nos resta continuar visitando o Trabalho de Artes Plásticas do "Cumpadre" Luiz Viola, em seu Blog O Desenhista... E a ordem é: conheça-o, antes que mais uma "mente inculta" resolva tirá-lo do ar...








Ricardinho, o criador desse site, apóia o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama nessa campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas às Mulheres Brasileiras necessitadas. Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa que diz: "Campanha da Mamografia Digital Gratuita". Não demora e não custa nada: ajude a detectar precocemente o câncer de mama, pois ele tem cura! E o mais importante: podem ser feitos vários cliques por dia, desde que espaçados de pelo menos meia hora!!!




Ricardinho, o criador desse site, apóia o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul: com um clique, a pessoa acessa o Site e realiza a Doação de 1 kg de Alimento, o qual é pago por uma Empresa parceira que patrocina a Doação. E o mais importante: também podem ser feitos vários cliques por dia, desde que espaçados de pelo menos 15 minutos!!!




Clique aqui e ajude o Sertão a ficar mais Verde e bonito: Plante uma árvore! Não é necessário "pôr a mão no bolso"! Basta clicar!




Clique aqui e doe Leite a quem precisa! A Tetra Pak patrocina a campanha "Doe Leite Grátis". Com um clique, o Apreciador pode doar 50 ml de Leite diariamente. Também não é necessário "pôr a mão no bolso"! Basta clicar!




Clique aqui e ajude a irrigar o Sertão Nordestino! Faça a sua parte para que o Sertão Nordestino tenha a ÁGUA de que tanto necessita para sobreviver! Não é necessário "pôr a mão no bolso"! Basta clicar!






E atenção Santo André-SP, Região do ABC, Grande São Paulo, e também a todos que gostam de ajudar numa boa causa para a Educação:


A Casa do Jardim, através do Site e também do Blog, ajuda 98 famílias de crianças de quatro bairros carentes da região. Fundada em 2001 pela Professora de Inglês Kátia Aparecida de Carvalho (foto acima), A Casa do Jardim arrecada alimentos e, pelo menos uma vez por mês, entrega sacolas com arroz, feijão, farinha e leite para as 98 famílias de crianças cadastradas, contando com mais de 120 colaboradores, dentre eles, Médicos, Dentistas, Psicólogos, Nutricionista, Pedagogos e Professores.

Conheça e participe desse maravilhoso projeto, visitando o Site e o Blog, ou, pelos telefones (11) 4436-3932 ou (11) 7243-7023.












Prezado Apreciador: Seja bem vindo a esse site que desde 22/02/2003 se preocupa com a Preservação da Memória Musical Brasileira com ênfase especial à nossa Música Caipira Raiz!





Quero, em primeiro lugar, agradecer pelo Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, na Categoria "Sites", que me foi conferido na noite de 18/01/2011 no Minas Centro em Belo Horizonte-MG!!!

Essa Noite de Gala da Viola Caipira foi uma realização do Instituto Brasileiro de Viola Caipira sob a coordenação de Margaret Lemos, Pedro "Pinho" Lemos e João Araújo!!!

Desnecessário dizer o quão indescritível foi a emoção e a satisfação de ter sido reconhecido ao lado de Grandes Nomes da Música e da Viola Caipira, tais como Cacique e Pajé, Zé Mulato e Cassiano, Ademar Braga, Célia e Celma, Pininha e Verinha, Sérgio Reis, Chico Lobo, Pereira da Viola, Saulo Laranjeira e Kleuton e Karen, apenas para citar alguns!!!

Parabéns a todos os que foram premiados e a todos os que trabalharam na Organização desse Evento que foi sem dúvida um dos momentos mais históricos de consagração da Viola, da Música e da Cultura Caipira Raiz!!!

Clique aqui ou na foto abaixo e veja mais detalhes e mais fotos do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, na noite de Terça-Feira - 18/01/2011!







Se você desejar ir direto ao assunto, ou seja, visitar a Dupla, Compositor e/ou Intérprete que você esteja pesquisando, clique na figura à direita e vá direto a Página-Índice, na qual você terá acesso ao Violeiro de sua preferência em ordem alfabética. Se, por outro lado, você não encontrou o que desejava nesse site, clique na figura logo abaixo à esquerda e vá direto à página Para Saber Mais..., na qual você encontrará, na ordem alfabética. um "mundão" de sites que eu recomendo, em termos de Violeiros, Cantadores, Luthiers, Rádio, TV, Causos, Orquestras de Violeiros, Cifras, Partituras, Referências Bibliográficas, Referências Discográficas, Trens, Ferrovias, além de diversos sites dedicados a Outros Estilos Musicais, tais como Samba, Chorinho, Baião, Forró, Serestas, Seresteiros, Vanerão, Música Gaúcha, Carimbó, Fina Flor da MPB e Bossa Nova, além de nossa belíssima Música Erudita Brasileira!


Ou então, se preferir, utilize a caixa de pesquisa abaixo:


Pesquisa personalizada



E o Apreciador também pode visitar a página desse site no Facebook:

Boa Música Brasileira | Promova sua página também



Esse site é também o Site Oficial das excelentes Duplas Ramiro Vióla e Pardini (foto abaixo à esquerda) e Garutti e Cuiabá (foto abaixo à direita). Clique nas respectivas fotos, caso deseje ir direto à página dedicada a esses duas excelentes Duplas Caipira Raiz:









Clique Aqui e conheça os objetivos desse site.


Clique Aqui e veja o programa Viola Brasil que foi ao ar no dia 09/12/2006 pela TV Horizonte no qual o Violeiro Chico Lobo entrevistou João Araújo (Viola Urbana) e Ricardinho, o criador desse site.


Clique Aqui e conheça os Mais Novos Passageiros que acabaram de "embarcar nesse trem".


Clique Aqui e conheça o Radialista, Produtor e Pesquisador Maikel Monteiro, bem como o programa "Brasil Caboclo" por ele apresentado e que vai ao ar aos Domingos às 07:00 da manhã pela "Rádio Paraná Educativa" (e-Paraná) de Curitiba-PR (AM 630 kHz). Maikel conhece a fundo a trajetória de diversos excelentes intérpretes da Música Caipira Raiz e tem colaborado de forma espetacular com esse site dedicado à preservação da Memória Musical Brasileira!


Clique Aqui e conheça um belíssimo Poema Acróstico de Jorge Neves, que homenageia Ricardinho, o criador desse site! Muito Obrigado, Jorge!!.


Clique Aqui e faça um pequeno e divertido teste de conhecimento.


Clique Aqui e veja um belíssimo desenho artístico feito pelo "Cumpadre" Luiz Viola de Bauru-SP.


Clique Aqui e veja um belíssimo retrato de Ricardinho desenhado também pelo "Cumpadre" Luiz Viola de Bauru-SP.


Clique Aqui e veja a belíssima "Violinha Miniatura" que foi um presente do Luthier Luciano Queiroz.


Clique Aqui e veja outros belíssimos presentes que já ganhei, inspirados na Boa Música.





Esse site pretende divulgar um pouquinho de tudo de bom que o Brasil produziu e continua produzindo, dando especial ênfase ao acervo histórico em Vinil que jamais foi lançado em CD e que jamais poderá ser perdido! Enfim, um site em prol da Memória Musical Brasileira.


Especial atenção será dada à nossa autêntica Música Caipira Raiz a qual, no início, fazia parte apenas da vida do Peão de Boiadeiro, do Tropeiro, do Caipira (do Tupi Guarani: Kaai pira = “o que vive afastado”; Kaa = mato; Pir = cortar o mato; e Pira = peixe), do Homem do Campo Solitário que, ponteando sua Viola, sempre procurou afugentar a solidão da alma, quebrando o silêncio das Noites de Luar do Sertão.


Moda de Viola, Toada, Cateretê, Cururu, Querumana, são apenas alguns dentre os diversos ritmos que se formaram da fusão das Culturas Européia (Portuguesa, principalmente), Africana e Indígena ("...a tristeza do Índio escravizado, a melancolia profunda do Africano no cativeiro e a saudade enorme do Português saudoso da sua Pátria distante...", nas palavras de Cornélio Pires), e que têm retratado musicalmente a Vida do Homem do Campo, as viagens dos tropeiros pelos sertões da Nossa Terra, o trabalho na roça, a lida com o gado, a vida simples do Interior, bem como os amores dessa Nossa Gente.



Essa Cultura Caipira também foi sabiamente retratada através da Pintura por Almeida Júnior. Quero aqui convidar o Apreciador a visitar a Wikipedia e conhecer alguns quadros de Almeida Júnior como por exemplo "Violeiro" (que nos mostra o Caipira cantando uma Moda de Viola) e "Nhá Xica" (à direita) (que nos faz lembrar da nossa saudosa atriz Geni Prado numa cena do filme "A Marvada Carne").


Após as primeiras gravações de 1929 (graças ao Cornélio Pires que será homenageado na página seguinte) e também através dos Programas de Rádio (o que era uma “novidade” na época – lembrar também que a Televisão só chegou ao Brasil algum tempo depois, em 1950 – ou seja, o rádio era realmente o principal veículo de comunicação até então), a Música Caipira chegou à Cidade Grande e a “todos os rincões” do Brasil, e atravessou também fronteiras desse nosso “mundão velho sem porteiras”...






E, por falar em Rádio, Clique aqui e conheça o site dedicado aos Rádios Antigos, desenvolvido por Carlos Roberto Bronizeski, e veja como eram os rádios naquela época. O "Rádio Cacique" ao lado faz parte da coleção do referido site.




Vamos viver, nesse site, um pouco dessa História Musical tão maravilhosa!!






E, se o Apreciador quiser, enquanto "viaja de trem" por esse site, poderá ouvir algumas músicas consagradas que enriquecem nosso repertório Caipira Raiz: na página Ouvir Música Caipira você encontrará uma seleção de algumas "verdadeiras jóias lapidadas" do nosso Patrimônio Histórico Musical em Arquivos Musicais pertencentes a diversos sites, dentre eles, o MPB-NET, site ao qual convido o Apreciador a fazer também uma visita, tanto pelo respectivo conteúdo musical como também pela riqueza de informação que nos oferece!







"Embarque então nesse Trem que ele está de partida"... Próxima Estação: Cornélio Pires na cidade de Tietê-SP. Uma ótima viagem e um ótimo entretenimento a todos!




Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Pagina-Índice" dos Compositores e Intérpretes.











Ricardinho







Os senhores desejam mais alguma coisa?



Na foto acima, a Festa Junina que teve lugar no SESC de Bauru-SP de 15 a 19/06/2005, na qual, além de diversas Tradições dos típicos Festejos, Minha Esposa (Netinha) e eu pudemos assistir às apresentações de diversos excelentes Músicos Caipiras Raiz e, além das apresentações, pudemos ver diversos Aspectos Típicos do Interior Musical de Nossa Terra e Nossa Gente. Na foto acima, a "Vendinha"...




Aproveite também para conhecer os mais novos passageiros que acabaram de embarcar nesse "trem":

Roque José de Almeida: Natural de Sorocaba-SP, esse importantíssimo Compositor, que também se destacou como Folclorista, Produtor e Radialista foi Autor de belíssimas Composições Musicais que foram gravadas pelas mais renomadas Duplas Caipiras, além de ter sido um grande incentivador e ter exercido papel importante nas apresentações de Cururu em sua Cidade-Natal!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Musical desse excelente Compositor na página dedicada aos Compositores e Poetas da Música Caipira Raiz.

Conheça também Duduca e Dalvan: Conhecidos carinhosamente como "Os Leões da Música Sertaneja", essa Dupla conheceu duas diferentes formações: José Trindade, de Anápolis-GO, foi o "Primeiro Duduca", que formou a Dupla com José Gomes de Almeida, de Planaltina-PR, o Dalvan, que atualmente integra a Dupla, em sua nova Formação, com Almir Coelho da Silva, de Centenário do Sul-PR, e que é o "Novo Duduca". Conheça um pouquinho da Trajetória Artística dessa Dupla que também faz parte da História da Música Caipira!!!

Conheça também Robson e Wagner: Nascidos em Curitiba-PR, esses dois jovens talentos vêm se consolidando cada vez mais nesse maravilhoso Estilo Musical, provando que a Viola e as Raízes continuam mais vivas do que nunca, mesmo numa época em que "o marketing e a lei do comércio determinam os estereótipos", como afirmado sabiamente por Maikel Monteiro, Empresário da Dupla!!! Desde 2007 que Robson e Wagner formam o que podemos considerar como sendo a Dupla da Vanguarda Caipira Raiz, cantando e tocando com maestria a Viola e o Violão, além de belíssima criatividade e bom humor, realizando também um excelente trabalho de Resgate da Memória Musical Caipira na Capital Paranaense!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Musical dessa jovem e excelente Dupla Caipira Raiz, na página dedicada aos Novos Caipiras.

Conheça também Inami Custódio Pinto: Natural de Curitiba-PR, esse notável Estudioso se formou na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e veio a se tornar uma referência na pesquisa e publicação de trabalhos sobre os Indígenas e as Coletividades que conservam a Memória de Mitos, Lendas, Superstições, Crenças, Tabus e onde ocorrem manifestações de Danças, Autos, Poesias, além do cultivo de Artesanato. Além de tudo isso, Inami é também excelente Compositor e, dentre seus diversos Trabalhos Musicais, merecem destaque o Hino da Cidade de Toledo-PR e também "Gralha Azul" (Inami Custódio Pinto), imortalizada na interpretação da Cantadora, Compositora e Folclorista Ely Camargo!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Musical desse excelente Compositor, Folclorista, Pesquisador e Filósofo, na página dedicada aos Compositores e Poetas da Música Caipira Raiz.

Conheça também as Irmãs Barbosa: Desde a infância, o talento de Edna e Dinah foi reconhecido por Oswaldo Barbosa que, além de Clarinetista e Acordeonista, era também um Amante da Música Caipira Raiz, e, desse modo, passou a mostrar às suas filhas o que existe de bonito nos Sons da Terra e, aos poucos, foi "lapidando o diamente" que existia no talento dessas duas jovens Cantoras Paulistanas!!! O sucesso de "Sanfona Xonada" (José Felipe - Paulo Gaúcho), gravada já no primeiro LP, mostrou que elas estavam no caminho certo e que não foi por mero acaso que elas conquistaram as melhores colocações nos Festivais dos quais participaram!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Musical de Edna e Dinah na página dedicada às Duplas Femininas.

Conheça também Barreto e Barroso: Antônio Barreto e Benedito Rodrigues Pinheiro, nascidos em São Sebastião da Grama-SP e Guará-SP, respectivamente, eram também Radialistas e, trabalhando na mesma Emissora de Rádio, formaram em 1946 essa inesquecível Dupla Caipira que, apesar de ter durado pouco tempo, foi bastante representativa na História da autêntica Música de Raiz, com Repertório composto por autênticas Modas de Viola, Valsas e Cateretês, além de letras satíricas e muito bem humoradas que também se tornaram inesquecíveis!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Artística dessa inesquecível Dupla Raiz.

Conheça também Luiz de Castro: Natural de Campo do Meio-MG, esse excelente Poeta e Compositor é oriundo de uma infância humilde e, com apenas 12 anos de idade, o menino já dividia o tempo entre o Estudo, a lida na plantação de alho e o futebol de rua, que ele também jogava com os amigos. Ele também foi Folheiro e Engraxate, além de ter trabalhado quebrando pedras na Construção Civil. O Amor à Natureza é, sem dúvida, o grande destaque em suas belíssimas Composições Musicais e, além de Compositor, Luiz de Castro também foi Radialista, Apresentador de TV, animador de auditório, diretor de circo, além de ter atuado também na Comissão Julgadora em diversos Festivais de Música Sertaneja!!! Conheça um pouquinho da Trajetória Musical desse excelente Compositor na página dedicada aos Compositores e Poetas da Música Caipira Raiz.




Que tal um cafezinho?



Na foto acima, a Festa Junina que teve lugar no SESC de Bauru-SP de 15 a 19/06/2005, na qual, além de diversas Tradições dos típicos Festejos, Minha Esposa (Netinha) e eu pudemos assistir às apresentações de diversos excelentes Músicos Caipiras Raiz e, além das apresentações, pudemos ver diversos Aspectos Típicos do Interior Musical de Nossa Terra e Nossa Gente. Na foto acima, o "Cafezinho"...







Segue abaixo um pequeno teste para o Apreciador da Música Caipira Raiz. Cada resposta será mostrada numa janela que se abrirá à parte.


1) Qual foi a primeira dupla caipira a vender discos no exterior?

Clique Aqui para saber a resposta.


2) Que famosa dupla caipira raiz teve no início diversos nomes, dentre os quais "Peroba e Jatobá"?

Clique Aqui para saber a resposta.


3) Ele foi sobrinho de Cornélio Pires e, com seu programa de Rádio, revelou-nos diversos talentos, dentre os quais as irmãs Rosalinda e Florisbela, o Acordeonista Mário Zan e o sambista Blecaute. Foi ele também que sugeriu o nome "Tonico e Tinoco" à excelente dupla Coração do Brasil, na década de 1940. Quem foi ele?

Clique Aqui para saber a resposta.


4) Cantadora e estudiosa de nosso riquíssimo Folclore, ela nasceu na Capital Paulista, morava perto do Poeta e Escritor Mário de Andrade, cujo trabalho apreciava, além de ter conhecido Raul Torres que comparecia às festas de seus aniversários, já que ele era colega de trabalho de seu pai, na Estrada de Ferro Sorocabana. Quem é ela?

Clique Aqui para saber a resposta.


5) Nascidos na Zona da Mata Mineira, residem atualmente em Brasília-DF. Após 5 LP's, permaneceram 15 anos sem gravar pois sempre quiseram seguir com a autenticidade do estilo caipira, enquanto as gravadoras insistiam para que eles entrassem no esquema comercial. É considerada a mais autêntica dupla caipira raiz da atualidade. Quem são eles?

Clique Aqui para saber a resposta.


6) Que famoso Violeiro já fez dupla com Serrinha, Mariazinha e Zé do Pinho e é avô de Sandy e Junior?

Clique Aqui para saber a resposta.


7) Nascido em Bofete-SP, descendente de família alemã, após ter formado diversas duplas (inclusive com Tião Carreiro), mesmo depois dos 80 anos de idade, ele continuava ativo em nossa Música Caipira Raiz! Foi ele também que incentivou Zé Mulato e Cassiano na gravação do primeiro disco, em 1978. Quem foi ele?

Clique Aqui para saber a resposta.


8) Essas duas irmãs gêmeas mineiras fazem um trabalho muito bom não só pela Música Caipira Raiz como também pela nossa Boa Música Brasileira de um modo geral. São também excelentes intérpretes de Ary Barroso, que foi vizinho e amigo de seu pai, o renomado fotógrafo Celidônio Mazzei, quando elas viviam a infância em Ubá-MG. Quem são elas?

Clique Aqui para saber a resposta.


9) Que famoso compositor nascido em São Luiz do Paraitinga-SP foi grande amigo de Mazzaropi, e era por ele encarregado das músicas específicas para cada um de seus renomados filmes?

Clique Aqui para saber a resposta.


10) Que famosa dupla humorística era conhecida como "Os Milionários do Riso", graças aos seus bem sucedidos esquetes cômicos?

Clique Aqui para saber a resposta.



11) E agora um pequeno teste com o verdadeiro nome de alguns conhecidos compositores e cantadores. Clique em cada nome abaixo para saber quem é (foram) ou que dupla forma(ra)m cada um deles:



Ignez Magdalena Aranha de Lima


Adalto Ezequiel


Antônio Bernardes da Costa e Domingos Paulino da Costa


Lincoln Paulino da Costa e Walter Paulino da Costa


José Dias Nunes


José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva


Gerson Coutinho Da Silva


Aparecida Martins Batista e Irene Lopes


João Salvador Pérez e José Pérez


José das Dores Fernandes e João Monteiro da Costa Neto


Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva Santos


Romeu Januário de Matos e José Alves dos Santos


José Vieira e Sebastião Silva


Joel Antunes Leme e Valdomiro de Oliveira


Vitor Mateus Teixeira


Aníbio Pereira de Souza e Belizário Pereira de Souza


José Luiz Rodrigues Calazans e Severino Rangel de Carvalho


Salvador Graciano e Júlia Alves Graciano


Arlindo Cassol e Antônio Cassol


Sebastião Franco e João Franco



Se o Apreciador não tiver acertado todas, não há problema! Nenhum de nós nasceu sabendo! A maioria das curiosidades desse pequeno teste eu aprendi durante a elaboração desse site. E ainda há muito para aprendermos!






E, entre 04 e 07/09/2003, Ricardinho, o criador desse site, visitou, gostou e recomenda ao Apreciador visitar Conservatória-RJ, a Capital da Seresta e da Serenata, e se deliciar com a Voz e o Violão dos Seresteiros que, como na primeira metade do Século XX, saem pelas ruas entoando páginas imortais do nosso Belíssimo Cancioneiro em maravilhosa Serenata nas noites de Sexta e Sábado, além da "Solarata" nas manhãs de Domingo, valorizando cada vez mais a nossa Boa Música Brasileira! Parabéns, Seresteiro e Menestrel Joubert de Freitas por mais um ano dedicado à preservação da nossa Memória Musical!










E abaixo, o Poema Acróstico escrito pelo Poeta e Compositor Jorge Neves de Londrina-PR em 28/01/2005.


Muito obrigado, Jorge, pelo lindíssimo Poema!!


J usto só existe um
O que veio para triunfar
S em Ele não vou a lugar algum
E le é Rei e veio pra reinar

R estaura Senhor meu coração
I ntroduzindo nele seu Amor
C ria em mim firmeza e retidão
A niquilando o ódio e o rancor
R ealizando completa transformação
D irimindo com o poder da sua mão
O utorgando a remissão do pecador

G raciosamente Deus vai operar
O inimigo já se encontra destronado
N o nome de Jesus vou prosperar
C om o ânimo agora renovado
A vitória com Deus vou conquistar
L aborando e em Deus conectado
V encerei pois eu vou me revigorar
E confiante com Deus vou caminhar
S omente assim não serei mais derrotado

Jorge Neves - Londrina-PR - 28/01/2005




Clique aqui e ouça "Trova Campeira", belíssima composição musical de Jorge Neves, em parceria com Cândido e Dino Franco, interpretada pela dupla "Mestre Carreiro e Professor" de Londrina-PR.


Conheça também o programa que o Compositor Jorge Neves apresenta e que vai ao ar aos Sábados das 05:00 às 08:30 da manhã e aos Domingos das 05:00 às 09:00 da manhã pelos 87,9 MHz da Rádio Alternativa FM de Ibiporã-PR.







Quero aqui convidar o Apreciador a conhecer o excelente trabalho do Radialista, Produtor e Pesquisador Maikel Monteiro (na foto à esquerda, ao lado de Ricardinho), bem como o excelente programa "Brasil Caboclo" por ele apresentado (juntamente com seu amigo José Francisco) e que vai ao ar todos os Domingos às 07:00 da manhã pela Rádio Paraná Educativa (e-Paraná) de Curitiba-PR (AM 630 kHz). Maikel Monteiro conhece a fundo a trajetória de diversos excelentes intérpretes da Música Caipira Raiz, tais como as Irmãs Galvão, Tonico e Tinoco, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, Tuta e Tota, Jacó e Jacozinho, Leôncio e Leonel, Abel e Caim, Mineiro e Manduzinho, Luizinho, Limeira e Zezinha, Pininha e Verinha e Mogiano e Mogianinho, apenas para citar alguns!!! Maikel é um excelente colaborador desse site, e me forneceu preciosíssimas fotos e informações importantíssimas, além do esclarecimento de várias dúvidas que ocorreram durante a elaboração de diversos resumos biográficos! O resumo biográfico das Primas Miranda e das Duplas Mensageiro e Mexicano, Nízio e Nézio e Robson e Wagner, por sinal, foram fornecidos na íntegra pelo "Cumpadre" Maikel Monteiro! Muito Obrigado, mais uma vez, "Cumpadres" Maikel e Zé Francisco!!! Parabéns por esse gesto que enriquece e ajuda cada vez mais e de forma brilhante a Preservação da Memória Musical Brasileira!!!

Conheça também o excelente Site criado recentemente pelo "Cumpadre" Maikel Monteiro que é um excelente Acervo da Memória Musical da Música Caipira Raiz: www.maikelmonteiro.com.br!!!





Abaixo: foto histórica de 1929 com a Turma de Cornélio Pires que nesse ano gravou os primeiros "bolachões" 78 RPM de Música Caipira Raiz: da esquerda para a direita, em pé: Ferrinho, empunhando a "puíta", Sebastião Ortiz de Camargo (Sebastiãozinho), Caçula, Arlindo Santana; sentados: Mariano, Cornélio Pires e Zico Dias.












E abaixo, "O Violeiro" (nanquim sobre papel - Janeiro/2006), um belíssimo trabalho do "Cumpadre" Luiz Viola de Bauru-SP:








E abaixo, um retrato de Ricardinho, o criador desse site, outro belíssimo trabalho do "Cumpadre" Luiz Viola de Bauru-SP (Novembro/2009):





Clique aqui e conheça também o Trabalho Artístico do "Cumpadre" Luiz Viola (Antônio de Mello) em Artes Plásticas!





Que tal uma pinguinha?



Na foto acima, a Festa Junina que teve lugar no SESC de Bauru-SP de 15 a 19/06/2005, na qual, além de diversas Tradições dos típicos Festejos, Minha Esposa (Netinha) e eu pudemos assistir às apresentações de diversos excelentes Músicos Caipiras Raiz e, além das apresentações, pudemos ver diversos Aspectos Típicos do Interior Musical de Nossa Terra e Nossa Gente. Na foto acima, a "Boa Pinguinha"...



A "belíssima Violinha em miniatura" na foto abaixo foi um presente artesanal personalizado de Luciano Queiroz para o "Cumpadre" Luiz Viola de Bauru-SP, para o "Cumpadre" João Araújo (Viola Urbana) de Belo Horizonte-MG e também para Ricardinho, o criador desse site!! Muito obrigado, "Cumpadre" Luciano!! Ah, sim: a Pinguinha é Mineira!!)


Clique aqui e veja um pouquinho do trabalho de Luciano Queiroz como Luthier e também seu toque na Viola Caipira, no programa "Terra da Gente" que foi ao ar no dia 08/03/2008 pela EPTV.



O "belíssimo Violão miniatura" na foto abaixo foi um presente que eu ganhei do casal amigo Neide e Vinícius de Santo André-SP, para formar Dupla com a "Viola miniatura" do "Cumpadre" Luciano Queiroz!! Muito obrigado, Neide e Vinícius!!




A belíssima escultura abaixo foi um presente personalizado, feito sob encomenda de minha sobrinha Juliana ("Dinda") de Cansanção-BA!! A escultura foi feita pela Artesã conhecida carinhosamente como "Neguinha de Cansanção-BA", a partir de uma foto minha tocando Violão, com a camisa "xadrez"!!! Muito obrigado, Dinda e Neguinha, pelo carinho!!!




E o belíssimo Violão "miniatura" abaixo foi um presente que eu ganhei do Engenheiro Arísio Stanzani França que trabalha na Petrobrás, na Bacia de Campos e gerencia a Atividade de Intervenção em Poços em Sondas Fixas!!! O Engenheiro Arísio também é Apreciador da Boa Música Brasileira e da autêntica Música Caipira Raiz!!! Muito obrigado, Arísio, por esse belíssimo presente!!!






Quero aqui agradecer ao Chico Lobo, ao Pinho e à Margareth, que editam em Belo Horizonte-MG a excelente Revista Viola Caipira, e também ao João Araújo (Viola Urbana), por ter sido convidado a participar do importantíssimo programa "Viola Brasil", gravado em 04/12/2006 e que foi ao ar no dia 09/12/2006 pela TV Horizonte - Canal 19 UHF - Canal 22 SkyNet - programa no qual Chico Lobo toca sua maravilhosa Viola Caipira e entrevista seus convidados, em geral, excelente Violeiros!

Nesse programa, juntamente com João Araújo - Cantador, Violeiro, Violonista e Pesquisador, tive oportunidade de falar "um dedinho de prosa" sobre esse site.

Muito obrigado a todos vocês, pois foi realmente muito bacana a experiência de poder "prosear" um pouquinho sobre a maravilhosa Música Caipira Raiz ao lado de duas grandes personalidades que são o Chico Lobo e o João Araújo (ver foto abaixo), que preservam a Boa Música Com M Maiúsculo!!





Clique aqui e veja como foi esse programa, num clip postado no YouTube!


O programa "Viola Brasil" é apresentado pelo Violeiro Chico Lobo e vai ao ar todos os Sábados às 14:00 pela TV Horizonte. E quem não puder ver o programa nesse horário, o mesmo se repete no Domingo às 12:30. E o programa também é reprisado em diversos dias e horários durante a semana, como por exemplo, às Terças e Quintas às 22:30. Para quem mora nas Minas Geraes, "não tem desculpa" para não assistir a esse excelente programa!

Valeu, pessoal!!

Muito obrigado, Chico Lobo, Pinho, Margareth, João Araújo e Helen!!

A todos um grande abraço do Ricardinho!!














Você gostou desse site?
Se você tiver página na Internet, Clique Aqui e escolha um banner com link para incluir na(s) página(s) do seu site!


Google























Voltar ao Topo