Montenegro e Ulian









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Paulo Felizardo de Souza, o Montenegro, nasceu em Divinézia-MG. Geraldo Ulian, o Ulian, é natural de Vera Cruz-SP.

Paulo iniciou sua Carreira Artística na década de 1970, quando formou dupla com seu irmão durante aproximadamente cinco anos.

Após ter dado uma parada, voltou à Carreira Musical em 1985, quando formou com Rio Preto a dupla "Rio Preto e Montenegro", dupla essa que ganhou alguns Festivais, além de terem feito sucesso na Região do ABC, até 1997, quando a dupla deixou de existir. E, em Dezembro de 1998, Paulo formou com Geraldo a dupla "Montenegro e Ulian".

Geraldo, por sua vez, iniciou sua Carreira Musical ainda criança, formando dupla com seu irmão, tendo participado de diversos Festivais, além de apresentações em vários programas de Rádio e diversos eventos. Após uma parada, retomou a Carreira Musical no ano de 1989, quando integrou a Orquestra de Violeiros de Mauá.

Entre 1990 e 1992 formou-se um grupo de 18 componentes, o qual se transformou em outros seis grupos que continuam ativos até hoje. Desse grupo, surgiu a dupla "Oliveira e Ulian", que gravou um CD e também uma Fita Cassete com 10 Músicas inéditas, de autoria de excelentes compositores, dentre os quais Osvaldo Dias (o Pirassununga), Adão Gerlach e Tide Miranda. Oliveira, porém, faleceu em 1998.

Foi nesse ano que Paulo e Geraldo formaram a dupla "Montenegro e Ulian", uma Dupla Caipira Raiz que, apesar de "desconhecida do grande público", vem atuando de forma brilhante na Região do ABC e na Grande São Paulo, tendo equipamento completo para os shows, com som de boa qualidade, além de também ajudar diversas Duplas Caipiras no início da Carreira Artística.

Residentes na cidade de Mauá-SP, na Região do ABC Paulista, Montenegro e Ulian já se apresentaram em diversos lugares, dentre os quais Piracicaba-SP e Bofete-SP, além da própria região, com apresentações em Santo André-SP, São Bernardo do Campo-SP, Ribeirão Pires-SP e Mauá.

Tive a felicidade de conhecer a excelente Dupla Caipira Raiz na Cachaçaria Central em Santo André-SP, no ano de 2003, ocasião na qual eles se apresentavam todas as Quartas-Feiras à noite, no jantar, nesse local que também oferece uma deliciosa Comida Mineira, além de excelentes Pinguinhas Mineiras.

A dupla é excelente e, em seu repertório, defende a autêntica Música Caipira Raiz, com repertório composto por verdadeiras "jóias lapidadas" da Música Raiz, de autoria de excelentes Compositores do quilate de Tinoco, Anacleto Rosas Jr., Xavantinho, Mário Zan, Ariowaldo Pires, Carreirinho, Piraci e José Fortuna, apenas para citar alguns.

Quero aqui destacar o CD "Montenegro e Ulian - Os Amantes da Música Raiz - Vol. 3 - Rio de Lágrimas", com belíssimas Músicas do "Velho Estilão", dentre as quais, "Destinos Iguais" (Ariowaldo Pires - Laureano), "Rancho Triste" (Xavantinho), "Falso Juramento" (Tuta - Tota), "Velha Porteira" (Hélio Alves - Ziltinho), "Berrante de Ouro" (Carlos Cezar - José Fortuna) e "Rio de Lágrimas" (Piraci - Lourival dos Santos - Tião Carreiro), além da belíssima "Esteio de Arueira" (José Fortuna) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). Além de Montenegro no Violão e Ulian na Viola Caipira, o CD também conta com a participação de Del Moreno no Contra-Baixo e Waldir no Berrante.

Para quem reside em Santo André-SP e Região, quero deixar aqui o convite para conhecer o Parque Oratório (popularmente conhecido como "PO"), na Rua Jerusalem Nº 100 - esquina com a Rua Araucária, na Cidade de Santo André-SP. O PO é na verdade a Sociedade Amigos do Bairro e, aos Domingos, a partir das 15:00, diversas Duplas Caipiras se apresentam no lugar, proporcionando ao Apreciador uma tarde bastante agradável com bastante Música Raiz de Qualidade! Ricardinho, o criador desse site, foi, gostou e recomenda! E, visitando o PO, é praticamente garantida a presença de Montenegro e Ulian em qualquer Domingo, apresentando seu maravilhoso repertório.



Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Ulian, José Francisco e Montenegro no PO, em Santo André-SP, no dia 11/02/2007. José Francisco é Radialista em Curitiba-SP e é Apreciador e defensor da autêntica Música Caipira Raiz.



Na foto abaixo, Montenegro (à esquerda) e Ulian (à direita) no PO, em Santo André-SP, no dia 04/03/2007:



Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Ulian, o "Cumpadre" Joselito (In Memoriam) (Irmão de minha Esposa, a Netinha) e Montenegro no PO, em Santo André-SP, no dia 05/08/2007. O "Cumpadre" Joselito passou para o Oriente Eterno.·. no dia 22/01/2014, após mais de 2 anos de sofrimento com hemodiálises e lutando contra o mieloma múltiplo, do qual foi vítima...



E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, a Dupla "Montenegro e Ulian", o Compositor Morgado, "Cumpadre" Joselito (In Memoriam) (Irmão de minha Esposa, a Netinha, e que também era um grande Apreciador da autêntica Música Caipira Raiz) e a Dupla Garutti e Cuiabá, no "PO", em Santo André-SP, no dia 05/08/2007. O "Cumpadre" Joselito passou para o Oriente Eterno.·. no dia 22/01/2014, após mais de 2 anos de sofrimento com hemodiálises e lutando contra o mieloma múltiplo, do qual foi vítima...




Em 2010, no entanto, Montenegro decidiu deixar a Carreira Musical e Geraldo Ulian passou a cantar em Dupla com Castilho (Severino Miranda Fonseca - natural de Surubin-PE - Residente em Mauá-SP). A nova Dupla "Castilho e Ulian" continua ativa na Região do ABC, priorizando sempre a autenticidade do Estilo Caipira Raiz!

Clique aqui, veja e ouça a Dupla "Castinho e Ulian" interpretando "Meu Céu" (Xavantinho - Zé Mulato), num Arquivo Musical pertencente ao site YouTube.


Quero aqui destacar o CD de "Castilho e Ulian - Os Amantes da Música Raiz" intitulado "Palavra Bonita", com belíssimas Composições Musicais do "Velho Estilão", dentre as quais merecem destaque: "Destinos Iguais" (Ariowaldo Pires - Laureano), "Carro de Boi" (Castilho - Miguel Preto), "Nossa Senhora da Penha" (Francisco Ávila), "Senhora Aparecida" (Castilho - Ulian), "Bom de Papo" (Tide Miranda - Oliveira), "Minha Paz" (Arquimedes - Castilho - Montenegro) e "Saudade da Infância" (Castilho - Ulian), além da faixa-título "Palavra Bonita" (Pirassununga - Zulmiro)!!! E, além de Castilho no Violão e Ulian na Viola Caipira, o CD também conta com a participação de Del Moreno no Contra-Baixo, Vagner no Teclado e Canarinho no Acordeon!!!


Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Castilho e Ulian, no "PO", em Santo André-SP, no dia 11/11/2012 (ao fundo, de costas, o Compositor Morgado):




Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Castilho, Ricardinho e Ulian, no "PO", em Santo André-SP, no dia 11/11/2012:




E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, Cuiabá, Ulian e Garutti, no "PO", em Santo André-SP, no dia 11/11/2012, ocasião na qual a Dupla Garutti e Cuiabá estava lançando o 5º CD:





Contato para shows e venda de CDs:

F.: (11) 4513-4849
(11) 4555 7041
Cel.: (11) 7154-1858

e-mail: [email protected]




Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos dados biográficos fornecidos pelos próprios integrantes da Dupla "Montenegro e Ulian". Ao que consta, esse site é o primeiro na Internet que mostra ao Apreciador um resumo biográfico dessa excelente Dupla que foi "Montenegro e Ulian", sem contar com o próprio Site Oficial da Dupla que existia quando a mesma estava ativa.



Essa viagem pela Música Caipira não pára por aqui: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Mendonça-SP e Bocaiúva-MG: conheça essa dupla que, apesar de ter menos de 10 anos de formação, representa o genuíno Estilo Caipira Raiz e, já tendo gravado três excelentes CD's, prima pela qualidade e autenticidade, brindando sempre o Apreciador com composições inéditas de grandes Compositores e Poetas bastante conhecidos, além de nos mostrar belíssimas composições próprias! Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla que é Garutti e Cuiabá.




Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo