Quintino e Quirino









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





"Esses dois caboclos lutaram e venceram na vida, têm uma família maravilhosa, são humildes e atenciosos com quem os procuram; eu desde criança ouvia falar deles e escutava no rádio suas músicas, até que um dia tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente e nos tornarmos amigos. Para mim é um prazer produzir esta biografia, que está resumida, pois suas histórias encheriam páginas e mais páginas de cadernos. E o importante era contar um pouco a trajetória de vida dos meus amigos Quintino e Quirino para mais pessoas no Brasil poderem conhecer seu trabalho"

Cumpadi Val

O autor do depoimento acima é Radialista e apresenta o "Viola e Saudade" que é um programa exclusivo de Música Raiz todos os Sábados das 14:00 às 18:00 horas pelos 1070 kHz da Rádio Jornal AM de Barretos-SP.

De acordo com o Cumpadi Val (foto acima à direita), "A beleza, os encantos da natureza e a pureza do sentimento do Caipira são retratados em canções e poesias. E você ouve no programa 'Viola e Saudade' um pedaço do sertão na cidade!"

O resumo biográfico dessa excelente Dupla Caipira Raiz, especializada em Folias de Reis, foi possível graças à colaboração desse Radialista que conhece a fundo a trajetória da dupla e me forneceu algumas fotos e as informações constantes nessa página.

Miguel Ferreira de Souza, o Quintino, nasceu no dia 30/10/1938 e João Ferreira de Souza, o Quirino, nasceu no dia 23/03/1937 (embora tenha sido registrado no dia 13/06/1937), ambos na zona rural, na região de Fernandópolis-SP.

Os dois irmãos são filhos de Quirino Luiz Ferreira e Rita Cândida de Jesus, sendo que o casal teve um total de 11 filhos.

Quero aqui passar a palavra ao Cumpadi Val para que o Apreciador possa conhecer um pouquinho da trajetória de Quintino e Quirino:

" Miguel e João, desde crianças já tinham a inclinação de cantar juntos. Inspirados pelo pai que tocava Viola e a mãe Catireira, espelhavam-se também nas irmãs mais velhas que tocavam Viola e cantavam em família.

Por
'acharem que perturbavam e não querendo incomodar dentro de casa', Miguel e João pegavam a Viola e um Cavaquinho e iam cantar em cima de um carro de boi que pertencia ao seu pai e que servia de transporte para a propriedade que possuem até hoje em Brasitânia - Distrito de Fernandópolis-SP. Foram tomando gosto pela cantoria e aprendendo cada vez mais.

A ligação com as Folias de Reis que os consagraria no Brasil inteiro, vem desta época também, pois na região existiam muitas Companhias de Santos Reis que faziam seus giros por toda a região e eles ficavam admirados e encantados com aquele Ritmo Epifânico que canta o Nascimento de Jesus. Foram seguindo as companhias e adquirindo técnica e conhecimento sobre a Profecia Bíblica. E quando ficaram mocinhos, começaram a cantar na ZYR-90, a Rádio Cultura de Fernandópolis-SP.

Eram conhecidos como os 'Irmãos Ferreira'. E a Dupla se inscreveu para um festival de Violeiros que a emissora acima promoveu em 1963 e, por ser muito disputado, nunca imaginavam vencer; queriam apenas participar e achavam que não teriam chance porque tinha muita dupla boa que se apresentaria; eram ao todo 65 duplas inscritas. O prêmio para o primeiro colocado era a gravação de um disco 78 rotações em São Paulo-SP na gravadora 'Estúdio Sete', o qual seria distribuído em todo o Brasil.

Anunciado o resultado, a alegria foi grande: venceram o concurso que tinha como jurados a Dupla Leôncio e Leonel e foi aí que tiveram a oportunidade de gravar seu primeiro disco: um 78 rotações (foto à direita) que tinha de um lado a música "Pagode Quinze" (Mauro André - Quintino - Quirino) e, do outro lado, a moda de viola "Minha Esperança" (Quintino - Quirino).

Vale lembrar que depois de vencer o concurso, por sugestão do amigo radialista Mauro José André, passaram a utilizar oficialmente os nomes de
'Quintino e Quirino', para homenagear o Pai deles.

Algum tempo depois da gravação do referido disco, foram convidados por Vieira e Vieirinha que os apresentou à gravadora Continental; fizeram um teste com Folias de Reis e Músicas Sertanejas e passaram no teste; a partir daí surgem os grandes sucessos de Folias de Reis que o Brasil conhece e canta com a Companhia de Santos Reis dos Irmãos Quintino e Quirino.





Em 1973 a Continental lançou o primeiro LP da Dupla, com Toadas de Reis e também Músicas Sertanejas bem ao Estilo Caipira com canções raizes e românticas e estouraram logo no inicio com um Hino de Santos Reis intitulado "Santos Reis Em Sua Residência" (Quintino) (a música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). Esse hino até hoje é um dos mais pedidos nas emissoras de Rádio por todo o Brasil e também por onde se apresentam. Ao todo, têm gravados 3 Lps pela Continental e 3 pela Chantecler, além de ter músicas em outros trabalhos de coletâneas e vários CD's produzidos de forma independente.

É comum Radialistas os intitularem como "Os Maiores Cantadores de Reis do Brasil" e foi com esse slogam que receberam das mãos do Radialista Cumpadi Val de Barretos uma Homenagem de reconhecimento pela propagação das Companhias de Santos Reis pelo Brasil afora, pois são ídolos para muitos Foliões e Devotos.

Essa Homenagem de entrega do Diploma
'Os Grandes Mestres da Folia de Santos Reis' aconteceu no dia 25/09/2005, durante a realização do 4º Encontro de Companhias de Reis em Alberto Moreira, Distrito de Barretos-SP (na foto à esquerda, recebendo diploma do Cumpadi Val). Todo o trabalho e sucesso eles dedicam e agradecem a Santos Reis.

Os Irmãos
'Quintino e Quirino' continuam 'na estrada' com sua Companhia de Reis composta de 12 pessoas, onde eles são Mestre e Contra-Mestre, respectivamente; são sempre contratados em eventos ligados à Tradição Religiosa e também marcam presença onde tem Viola. E já se apresentaram por várias vezes no excelente programa Viola Minha Viola na TV Cultura de São Paulo-SP com sua Companhia de Santos Reis."

"Quintino e Quirino" apresentam há bastante tempo dois Programas de Rádio semanais: às Quartas-Feiras à noite na Rádio Planalto FM de Guarani D’ Oeste–SP e, aos Domingos, do Meio-Dia às 13:00, um programa líder de audiência na Rádio Alvorada 970 - AM de Estrela D' Oeste-SP.





Contato para shows:

Residência: (17) 3463-5182
Cumpadi Val: (17) 3322-1785 ou (17) 9777-4998

e-mail: [email protected]





Obs.: As informações contidas no texto dessa página bem como as fotos, foram enviadas pelo radialista Cumpadi Val que apresenta o "Viola e Saudade" que vai ao ar aos Sábados das 14:00 às 18:00 horas pelos 1070 kHz da Rádio Jornal AM de Barretos-SP. Muito obrigado, Cumpadi Val!



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Unaí-MG, que é a cidade-natal desse excelente Violeiro, de origem humilde que, além de tocar a tradicional Viola Caipira, o Violão e uma Sanfoninha de Oito Baixos, também conserta Instrumentos Musicais de Corda, sendo também Capitão de Folia do Divino e Dançador de Catira e Lundu. Bastante ligado à Cultura Popular, com sua Viola, já mostrou sua Música aos mais diversos rincões do Brasil, tendo se apresentado inclusive junto de célebres Solistas de Viola do quilate de Paulo Freire e Roberto Corrêa. Conheça um pouquinho desse excelente Violeiro que é o Badia Medeiros.


Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo