Carlos Leite e Miraí









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Carlos José Leite, o Carlos Leite, é natural de Poços de Caldas-MG, onde nasceu, no dia 18/03/1969. José Marcus Pinto dos Santos, o Miraí, é natural de Santo Antônio do Amparo-MG, onde nasceu, no dia 25/04/1955.

A Dupla foi formada no mês de Janeiro de 2005, quando Carlos Leite havia desfeito a Dupla "Carlos Leite e Amauri", com a qual havia gravado um disco (O CD "Viola e Sertão").

Como já conhecia o talento de José Marcus, Carlos Leite convidou-o para formar a nova Dupla: "Carlos Leite e Miraí".

Contando com o apoio de diversos amigos, a Dupla começou as apresentações, de início, no Hipermercado San Michell, em Poços de Caldas-MG, cidade onde eles moram.

Mais tarde, a Dupla começou a se apresentar em Santa Rita Do Passa Quatro-SP (através do amigo Adão Nildo) e em Monte Alto-SP (no aniversário da cidade).

Entre 2005 e 2008, a Dupla se apresentou em diversos lugares, dentre eles, a Festa "Uai", que é uma festa tradicional de Poços de Caldas-MG, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos-SP, além da "Queima do Alho" e "Pau do Fuxico" (a convite do Sr: Paulo Ortalhi do Clube "Os Independentes"), também em Barretos-SP; em Machado-MG, na Casa da Cultura (por três vezes); e também em Douradinho-MG, a convite do Sr. José Caixeta e do Prefeito Municipal.

"Carlos Leite e Miraí" também se apresentaram em diversas cidades do Estado de São Paulo tais como Campinas-SP, Americana-SP e Limeira-SP, além de cidades mineiras tais como Bandeira do Sul-MG e Andradas-MG.

A jovem Dupla também foi finalista no Terceiro Festival "Viola de Todos os Cantos", promovido pela Globo/EPTV, com a Moda de Viola "A Moda de Hoje" (Sérgio Mello - Evandro de Oliveira) (5ª faixa do CD "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1"), além de ter sido classificada no Quarto Festival, com a Querumana "Caipirão" (Tony Brasil - Rafael Corte - Carlos Leite) (2ª faixa do CD "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1").

A Dupla "Carlos Leite e Miraí" também tem participado de diversos programas de TV, sempre divulgando a cidade de Poços de Caldas-MG. Dentre eles, "Terra da Padroeira" (TV Aparecida), "Caminhos da Roça" (na Globo/EPTV, apresentado pelo Mazinho Quevedo), e também o excelente Programa Viola Minha Viola (que vai ao ar pela TV Cultura de São Paulo-SP, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso) (no dia 17/08/2008).

Clique aqui, veja e ouça a participação da Dupla "Carlos Leite e Miraí" no Programa "Caminhos da Roça" apresentado pelo Mazinho Quevedo na Globo/EPTV.

Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Carlos Leite, Miraí e Mazinho Quevedo, por ocasião da apresentação da Dupla no Programa "Caminhos da Roça" na Globo/EPTV:



Quero aqui destacar o primeiro CD da Dupla "Carlos Leite e Miraí", intitulado "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1", tendo em seu Repertório belíssimas Composições Musicais de diversos ritmos tais como Querumana, Pagode, Cateretê, Moda de Viola, Cururu, Vanerão e Guarânia.

Destaque para o Cururu "Terra Prometida" (Zé Mulato - Cassiano), a Querumana "Caipirão" (Tony Brasil - Rafael Corte - Carlos Leite), o Cururu "Defensor da Natureza" (Valdir do Valle - Zé Monteiro), a Moda de Viola "A Moda de Hoje" (Evandro de Oliveira - Sérgio Mello), o Cateretê "Cartucheira Pancho Villa" (Maurício Felipe - Carlos Leite), a Querumana "Caipira na Cidade" (Tony Brasil - Carlos Leite) e a Moda de Viola "Milagre do Porta-Malas" (Valdomiro Vaz de Oliveira), com uma Estória muito bonita e que é a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página!

Quatro das faixas do CD "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1" são de autoria do Compositor Tony Brasil (foto à direita), de Machado-MG, de acordo com nota no jornal Folha Machadense.

Clique aqui e ouça "Milagre do Porta-Malas" (Valdomiro Vaz de Oliveira), interpretada pela Dupla "Carlos Leite e Miraí", que é a 13ª faixa do CD "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1".

Clique aqui e ouça "Caipirão" (Tony Brasil - Rafael Corte - Carlos Leite), interpretada pela Dupla "Carlos Leite e Miraí", que é a 2ª faixa do CD "Do Jeito Que O Caipira Gosta - Vol. 1", num arquivo Musical pertencente ao site da Folha Machadense.

Foi, porém, com profunda tristeza que a Cultura Caipira recebeu a notícia do falecimento do Miraí, que "passou para o Oriente Eterno" na manhã do dia 18/12/2011, vítima de infarto, deixando, sem dúvida, um enorme "vazio" na Música Caipira Raiz...

Miraí: Receba de Ricardinho essa singela homenagem...







E, no primeiro semestre de 2012, Carlos Leite passou a cantar em Dupla com João Carlos Ponci, o mesmo que formava junto com Maurício Donizete Felipe a Dupla João Carlos e Maurício, também de Poços de Caldas-MG.



De acordo com a informação fornecida pelo Carlos Leite, a agenda do Maurício foi ficando cada vez mais lotada, em função de compromissos profissionais. Como ele já vinha cantando esporadicamente com o João Carlos, acabou surgindo a nova parcería: a Dupla "João Carlos e Carlos Leite"!!!

De acordo com João Carlos, " ... a partir de 15/04/2012, foi extinta a Dupla 'João Carlos e Mauricio'. Profissionalmente falando, a Dupla JC e M atuou por aproximadamente quinze anos de trabalho em prol da nossa Boa Música Caipira/Regional. A partir desta data 15/04/2012, o Maurício encerrou suas Atividades Musicais com a Dupla e está exercendo outras funções dentro da Música, porém em outro segmento.

Eu estou na ativa dentro do Mundo Musical desde 1982 e pretendo continuar com minha Carreira e convidei o meu compadre Carlos Leite que, com muita satisfação, aceitou a nova Parceria.

Ricardinho, estamos trabalhando praticamente todos os finais de semana e a Dupla está recebendo a aprovação dos ouvintes. Concluimos um número considerável de mais de 20 Apresentações, incluindo Programas de Rádio e TV. No dia 02/07/2012 estaremos no Programa do Luiz Rocha em Brasília-DF e com possibilidade de uma apresentação no Viola Minha Viola da Inezita Barroso para o mês de Julho.

Nossa agenda está com apresentações fechadas até Dezembro deste ano. Portanto não vejo motivo para parar com a Viola e estou tendo novamente a oportunidade de estar no cenário da nossa Música Caipira com uma nova Parceria.

A Dupla Caipira João Carlos e Carlos Leite estará ao seu dispor e aproveito este espaço para desejar sucesso, saúde e tudo de bom a você e seus familiares!!! "



É importante ressaltar que João Carlos e Carlos Leite também são sócios fundadores da Associação de Violeiros de Poços de Caldas-MG, entidade esta que existe desde 31/03/2001 e que contribui para manter a nossa Cultura da Música Raiz, da Dança de Catira, da Culinária Mineira, do Teatro e da União de várias Duplas Caipiras que compõem esta associação, além de estarem ativamente organizando encontros de Violeiros juntamente com a Associação de Violeiros de Poços de Caldas-MG, destacando a realização do 1º ao 4º Encontro Regional de Violeiros de Poços de Caldas-MG, com sucesso reconhecido por vários meios de comunicação, pela Prefeitura Municipal e pelo Povo desta cidade.

João Carlos e Carlos Leite iniciam desse modo uma nova fase de apresentações já agendadas no Interior de São Paulo e Minas Gerais com repertório valorizando os Compositores dessa Região, dando continuidade à filosofia de trabalho da Dupla!!! Tem sido marcante ver, ao contrário do que mostra a mídia em geral, pois as pessoas aindam sentem o "arrepio" ao ouvir o som de uma Viola Caipira, um dueto de vozes, uma Poesia Cantada, uma Dança de Catira. Reconhecidos por onde passam como Autêntica Dupla Caipira pelo seu Repertório, vestimenta, modo de interpretar e simplicidade, desejam cada dia mais ver seu trabalho crescer. E que crescer signifique manter acesa a Cultura do Nosso Povo do Interior, que traz no sangue o desejo de valorização da Família, dos bons costumes, da boa educação dos pais, dos filhos e da comunidade!!!


Contato para shows e venda de CDs:


João Carlos:
(35) 3722-4587
(35) 9118-3124

e-mail:
[email protected].


Carlos Leite:
(35) 3712-4379
(35) 9156-4379

e-mail:
[email protected].




Clique aqui, veja e ouça a brilhante participação da Dupla "João Carlos e Carlos Leite" em Julho de 2012 no excelente Programa Brasil Caipira, apresentado pelo Luiz Rocha e que vai ao ar pela TV Câmara! Esse mesmo Programa também contou com a participação das Duplas "Valito e Marcondinho" e Zé Do Cedro e Tião Do Pinho!!! O mesmo vídeo também pode ser acessado no Site do Programa Brasil Caipira!!!









Clique aqui, veja e ouça outra brilhante participação da Dupla "João Carlos e Carlos Leite", em Março de 2013, no excelente Programa Brasil Caipira, apresentado pelo Luiz Rocha e que vai ao ar pela TV Câmara!!! E esse mesmo programa representou o Estado das Minas Gerais, já que, além de "João Carlos e Carlos Leite", de Poços de Caldas-MG (Sul de Minas), também esteve presente a excelente Dupla Fernando e Osmair, de Frutal-MG, no Triângulo Mineiro!!! Sem dúvida, duas Jovens Duplas que defendem com unhas e dentes o Autêntico Estilo Caipira Raiz!!! Parabéns!!!

Na foto abaixo, as Duplas "João Carlos e Carlos Leite", à esquerda, e Fernando e Osmair, à direita, e, ao centro, o Apresentador Luiz Rocha:





Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias principalmente do "release" gentilmente fornecido pela Dupla "Carlos Leite e Miraí", além dos sites: Globo/EPTV, Voa Viola e Folha Machadense.

Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele continuará viajando pelo Sul de Minas, passando pelas cidades de Cássia-MG, Capitólio-MG e Itaú de Minas-MG. Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla Caipira Raiz, formada no final da década de 1990, e que também se preocupa em manter a autenticidade do Estilo Caipira Raiz, tendo participado brilhantemente de Festivais como o "Viola de Todos os Cantos", além de várias apresentações em renomados programas de TV, tais como "Viola Minha Viola", "Brasil Caipira" e "Terra da Padroeira". Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla que é Cassiano e Diquinho.




Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo