Luiz Faria e Silva Neto









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Luiz Faria da Silva, nascido em Flórida Paulista-SP, no dia 05/03/1948, e Evaristo Cândido da Silva Neto, nascido em Pompéia-SP, no dia 05/09/1933, são irmãos e, paralelamente às suas profissões, dedicam as horas vagas à Composição e também à Interpretação de nossa belíssima Música Caipira Raiz.

Luiz Faria trabalhou durante 22 anos como Supervisor Técnico de Frotas na D-Paschoal, Empresa para a qual continua prestando serviços como Autônomo. Evaristo é Armador na Construção Civil e, dentre diversas atividades, trabalhou na construção da pista ascendente da Rodovia dos Imigrantes (que liga o Litoral Paulista à Grande São Paulo), na década de 1970.

Paralelamente às suas Atividades Profissionais, os dois irmãos se dedicaram à Música Caipira Raiz e, além de interpretarem o maravilhoso repertório em dupla, Luiz Faria também se mostrou, ao longo do tempo, um excelente Compositor!

Os irmãos Luiz Faria e Evaristo gravaram em disco um total de apenas 17 Músicas, que compõem o Repertório de algumas faixas constantes em dois LP's de Festivais dos quais participaram brilhantemente, além da participação numa faixa do CD do Grupo Catira Brasil, e as 13 faixas do excelente CD Indepente "Rio Formoso", lançado no início de 2004, o qual destacarei logo abaixo.

De início, Evaristo formou com seu irmão Hercílio Cândido da Silva, já falecido, a dupla Sílvio e Silvinho.

Além do irmão Hercílio, Evaristo cantou junto com diversos parceiros, até formar, em 1968, a excelente dupla com seu irmão Luiz Faria, dupla essa que já completou 40 anos de existência, apesar de ser tão injustamente desconhecida do "Grande Público".

Luiz Faria toca a Viola Caipira enquanto que Evaristo (Silva Neto) toca o Violão.

No início da década de 1970, Luiz Faria e Evaristo formavam a dupla "Amarildo e Amaral", a qual foi mais tarde "rebatizada" como "Amaril e Amaral", atendendo a um pedido de desculpas do Amarildo que na época integrava a dupla "Amarildo e Agnaldo" e que havia usado indevidamente o nome do Amarildo, quando a dupla "Amarildo e Amaral" (Luiz Faria e Evaristo) já havia participado em duas faixas do LP do "I Festival de Música Sertaneja do Interior", mencionado logo abaixo.

Os irmãos Luiz e Evaristo foram finalistas do "I Festival de Música Sertaneja do Interior", promovido pelo Radialista Fauzi Kanzo que apresentava o programa "Rancho Alegre" na Rádio Cultura de Campinas-SP.

No LP que foi gravado na Continental, a dupla "Amarildo e Amaral" gravou a 3ª faixa, intitulada "Felicidade" (Luiz Faria da Silva), e Amarildo (Luiz Faria), solando a Viola Caipira, gravou a 13ª faixa, intitulada "É Fogo" (Amarildo), contando com o acompanhamento de Zé do Rancho no Violão.

Alguns anos depois, a dupla participou brilhantemente do Festival Beira da Tuia, promovido pela dupla Tonico e Tinoco, festival esse que também deu direito à participação numa faixa do LP que, lamentavelmente, não foi reeditado em CD, assim como o LP mencionado logo acima.

Luiz Faria e Silva Neto participaram também de diversos programas de TV, dentre os quais, Viola Minha Viola, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso, na TV Cultura de São Paulo-SP, além do "Terra da Padroeira", pela TV Aparecida de Aparecida do Norte-SP, "Caminhos da Roça", pela EPTV de Campinas-SP, "Brasil Caipira", pela TV Record de Goiás e Distrito Federal e "Frutos da Terra" pela TV Anhangüera de Goiânia-GO.

Quero aqui destacar o CD "Rio Formoso", gravado no início de 2004 pela excelente dupla, com destaque para o Valseado "Lamento" (Luiz Faria), o Cururu "Rio Formoso" (Luiz Faria), a Toada "Caboclo Pé Vermeio" (Luiz Faria) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), a Folclórica "Maria Café" (Luiz Faria), além do Valseado "Segredos" (Luiz Faria - a partir do belíssimo Poema de Casemiro de Abreu), do Valseado "Me Chamam de Grosso (Eu Reconheço Que Sou Grosso)" (Gildo de Freitas), do Cururu "Mourão Queimado" (José Fortuna - Sulino) e da Moda de Viola "Erro Judiciário" (Sulino - Dr. Antônio Carlos).

Belíssimo CD Independente que não pode faltar na coleção de quem aprecia a autêntica Música Caipira Raiz!! Com a participação de James Fernandes (Violão, Viola e Teclados), Paulinho Paraná (Acordeon), Adrianolino (Violino), Fernando Hernandes (Teclados), Fabiana Colturato (Vocal) e Neymar Dias (Contrabaixo e Guitarra Havaiana), esse CD também vem acompanhado de um riquíssimo encarte com belíssimas fotos (em Bonito-MS, a cargo de Carlos Khel), além do texto escrito pelo Luiz Faria, destacando também que "Atualmente é proibida a caça de animais silvestres em geral. Os temas abordados nestas canções têm apenas valor poético e folclórico, reportando-se a eras remotas quando do desbravamento dos sertões brasileiros".

Merece destaque também o Recortado que é a 9ª faixa, intitulada "Sarna De Carrapato" (Luiz Faria) que é uma brilhante participação da dupla Luiz Faria e Silva Neto no CD "Catira Brasil e Amigos - Catira e Viola" do excelente Grupo Catira Brasil.


Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Ricardinho, Luiz Fernando, Luiz Faria e Alex Marli Dias (Filha de Tião Carreiro), por ocasião do lançamento do segundo CD de Poemas de autoria de José Caetano Erba, Declamados por Kleber Oliveira, na Churrascaria Tião Carreiro, na Avenida Rio Branco N° 694, no Centro de São Paulo-SP, no dia 26/03/2008:




Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Silva Neto, Zeca, Ricardinho e Zico), por ocasião do Segundo Encontro Nacional de Violeiros em Ribeirão Preto-SP, no dia 13/03/2004, Encontro no qual nasceu a Associação Nacional dos Violeiros do Brasil - ANVB, que elegeu Luiz Faria como membro do Conselho Fiscal:




Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Ricardinho, Silva Neto e sua Esposa Dona Santina, num encontro descontraído em sua residência em Hortolândia-SP, no dia 28/03/2008, quando Silva Neto forneceu gentilmente as informações que possibilitaram a elaboração desse resumo biográfico:




E, na foto abaixo, Silva Neto e Ricardinho, no mesmo encontro descontraído em sua residência em Hortolândia-SP, no dia 28/03/2008:




Netinha e eu voltamos a nos encontrar com os "Cumpadres" Luiz Faria e Silva Neto, no dia 04/08/2017, na Câmara Municipal de Campinas-SP, por ocasião da Reunião Solene de entrega dos Títulos de Cidadãs Campineiras às Irmãs Galvão, iniciativa essa de autoria do Vereador Jorge Schneider!!!

Seguem abaixo 2 fotos dessa noite que foi "prá lá de especial", abrilhantada mais ainda pela presença dos "Cumpadres" Luiz Faria e Silva Neto:







Contato para shows e venda de CDs:

Silva Neto:
F.: (19) 3809-2743
Luiz Faria:
Cel.: (19) 99210-4679





Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos dados biográficos fornecidos inicialmente pelo Luiz Fernando da excelente dupla Luiz Fernando e João Pinheiro, além de informações fornecidas pessoalmente pelo Silva Neto ao lado de sua Esposa Santina, em sua residência em Hortolândia-SP no dia 28/03/2008. Ao que consta, esse site é o primeiro na Internet que mostra ao Apreciador um resumo biográfico dessa excelente dupla que é Luiz Faria e Silva Neto.



Essa viagem pela Música Caipira não pára por aqui: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para a Capital Paulista: conheça esse Violeiro que teve uma curta, porém expressiva, Carreira Artística em dupla com João Carvalho e, posteriormente, com Praiano, carreira essa que terminou bruscamente, por ironia do destino, em Julho de 2004, após um total de sete Discos gravados, incluindo LP's e CD's. Conheça um pouquinho da trajetória artística de Ronaldo Viola.



Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo