Mogiano e Mogianinho









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Foi no ano de 1957 que José dos Santos Moreno (o Mogiano) e João Cleto Moreno (o Mogianinho), com o incentivo de amigos e familiares, formaram a Dupla Caipira, de início denominada "Irmãos Moreno".

Nascidos em Mogi-Mirim-SP, José dos Santos e João Cleto não demoraram para mudar o nome da Dupla para "Mogiano e Mogianinho", nome com o qual a excelente Dupla Raiz é conhecida até os dias atuais.

De acordo com o Radialista e Pesquisador Maikel Monteiro, " O pai da Dupla, o Sr. Pedro Moreno, foi o maior incentivador dos meninos e os levou para a Capital Paulista, onde já conseguiram contrato com a antiga Rádio Nacional (hoje Rádio Globo), permanecendo nessa emissora durante 8 anos.

Passaram pelas principais emissoras paulistas. Na década de 1970, foram para a televisão, onde trabalharam nas TV's Bandeirantes e Globo. Nessa época, fizeram parte da famosa 'Caravana do Bolinha' viajando por mais de um ano.

Depois passaram a viajar uma temporada com seus ídolos Tonico e Tinoco.

Participaram de três filmes: 'Chumbo Quente', com a Dupla Léo Canhoto e Robertinho, 'Fuscão Preto', junto com Xuxa Meneguel e Almir Rogério e, por último, tiveram uma participação no filme 'A Volta do Jeca'.

Ao longo de sua carreira gravaram 10 Discos e acabaram de lançar o CD 'Tributo a Tonico e Tinoco' relembrando os grandes sucessos da Dupla Coração do Brasil! "


Maikel Monteiro e seu Amigo José Francisco da Silva (ambos na foto à esquerda, ao lado de Ricardinho, no Estúdio "Nhô Belarmino e Nhá Gabriela", na e-Paraná) apresentam o Programa Brasil Caboclo, nos 630 kHz da Rádio Paraná Educativa (e-Paraná) - AM de Curitiba-PR, e que vai ao ar todos os Domingos das 07:00 às 09:00 da manhã.

Esses dois "Cumpadres" são excelentes na Pesquisa, na Divulgação e na Preservação da nossa autêntica Música Caipira Raiz!!!

Quero aqui destacar o CD "Tributo a Tonico e Tinoco", lançado em 2010 pela Gravadora Tocantins, do qual Maikel Monteiro também participa declamando, junto com Mogianinho, a introdução do Cateretê "O Dinheiro" (Tonico - Omar Cardoso - Cláudio Durante), que é a 6ª Faixa!

A escolha do Repertório esteve a cargo de Thiago F. Tristão e José Francisco da Silva.

A idéia de gravar um Disco em homenagem à Dupla Coração do Brasil é antiga, mas só em 2010 é que foi possível a realização desse Projeto!

De acordo com um artigo publicado no dia 06/12/2010 no Jornal A Comarca de Mogi Mirim-SP, " O trabalho gravado pelos mogimirianos repercutiu tanto que uma turnê de shows já está agendada em vários pontos do país. Por onde tem passado, a Dupla arrasta uma legião de fãs e o estilo inconfundível dos Irmãos Moreno remete os mais saudosistas a Tonico e Tinoco.

Com a gravação do novo trabalho, então, isso fica mais evidente, conforme garantem especialistas da área. A linha de trabalho de 'Mogiano e Mogianinho' não é por acaso: afinal, quando a Dupla iniciou a longa carreira, tiveram
(sic) como mestres grandes nomes da época.

Tonico e Tinoco acabaram sendo íntimos. Por diversas vezes a Dupla se hospedou na fazenda da família Moreno e uma grande amizade acabou se formando.

Na ocasião as Duplas Sertanejas se apresentavam em circos e atuavam em caravanas. Dessa convivência, a dupla mogimiriana diz ter tirado uma lição: a humildade que até hoje norteia o trabalho deles.

Com o mais novo trabalho, eles acreditam que estarão prestando uma homenagem merecida a quem foi o melhor dentro daquele gênero. Convites para que o lançamento ocorresse em outras cidades não faltaram, mas 'Mogiano e Mogianinho' preferiram valorizar a cidade onde moram. Além disso, quiseram colaborar com os menos abastados:

'Estamos vivendo um bom momento e queremos compartilhar com todos aqueles que apreciam nosso trabalho', disse José dos Santos Moreno, o Mogiano. Para eles, o legado deixado pela convivência com a Dupla fez os irmãos chegarem onde chegaram e agora o Estilo Tonico e Tinoco faz parte dos irmãos Moreno. De acordo com Mogiano, ao manter o mesmo Estilo de seus ídolos até os dias de hoje, eles acabaram sendo um referencial. Tanto que nas diversas emissoras de televisão em que já se apresentaram, o jeito Tonico e Tinoco de ser sempre é destacado.

Para ele
[Mogiano], as melodias executadas pela Dupla ainda mantém a simplicidade e a inocência de antigamente. 'Talvez seja esse o segredo do sucesso', diz João Cleto Moreno, o Mogianinho, e dono da Primeira Voz da Dupla. Ele ratifica a posição do irmão de estarem no melhor momento da Dupla e espera poder marcar época. 'O Tinoco é um Amigo e me confidenciou estar muito orgulhoso da Dupla estar homenageada por aqueles que sempre foram verdadeiros amigos'...

Dentre as belíssimas Faixas do CD "Tributo a Tonico e Tinoco", merecem destaque a Toada "Sertaneja" (Tonico - Francisco Lacerda), o Cateretê "Semeador" (Tonico - Zé Paioça) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página), o Sambinha "Você Sabe Onde Moro" (Piraci - Geraldo Rosa), a Toada "Destinos Iguais" (Laureano - Capitão Furtado), o Cateretê "Pé da Letra" (Tonico - Tinoco - Augusto Altran) e o Recortado "Alembrando De Você" (Tinoco), além do Cateretê "O Dinheiro" (Tonico - Omar Cardoso - Cláudio Durante), com a introdução declamada por Maikel Monteiro e Mogianinho, conforme mencionado logo acima!

Importante mencionar que esse excelente CD foi lançado no dia 08/12/2011 no Centro Cultural de Mogi Mirim-SP "Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva" num evento que contou com a presença de convidados especiais tais como o Prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno, e o Presidente do SICOVAMM (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim-SP), José Antônio Scomparin.

De acordo com José Antônio, "Através de trabalhos como este, Mogi Mirim-SP ganha em vários aspectos. Entre eles com o Turismo e com o fomento do comércio".

José Antônio considera também que a Dupla "Mogiano e Mogianinho", "... além de fazer um excelente trabalho, ainda divulga, com suas Músicas, o nome de Mogi Mirim-SP em várias regiões do país, com o 'jeitinho mogimiriano' nas interpretações musicais...", de acordo com a notícia divulgada no Site do SICOVAMM.

Importante salientar também que a Dupla "Mogiano e Mogianinho" figurou entre os Pioneiros, no excelente Programa Viola Minha Viola, quando no início, em seu segundo ano no ar (1981), pela TV Cultura de São Paulo-SP, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso!!!


Clique aqui, ou na foto abaixo, veja e ouça a participação de "Mogiano e Mogianinho" no Programa "Caminhos da Roça", na Globo/EPTV, apresentado pelo Mazinho Quevedo, e que foi ao ar no dia 26/06/2010.




Contato para shows:
(19) 9701-2340


Conheci pessoalmente a excelente Dupla "Mogiano e Mogianinho" no dia 11/09/2011, no "PO" em Santo André-SP. O "PO" é o "apelido carinhoso" da Sociedade Amigos do Bairro do Parque Novo Oratório, e fica na Rua Jerusalem Nº 100 - esquina com a Rua Araucária, na Cidade de Santo André-SP.

No "PO", aos Domingos, a partir das 15:00, diversas Duplas Caipiras se apresentam no lugar, proporcionando ao Apreciador uma tarde bastante agradável com bastante Música Caipira Raiz de Qualidade! Ricardinho, o criador desse site, foi, gostou e recomenda!

Nas duas fotos abaixo (de autoria de minha Esposa, a Netinha), Ricardinho, a Dupla "Mogiano e Mogianinho", e também o Acordeonista Miguelzinho, no "PO", na tarde de 11/09/2011:







Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias principalmente dos Sites: Recanto Caipira (da "Cumadre" Sandra Cristina Peripato), Globo/EPTV, Jornal A Comarca de Mogi Mirim-SP, e também do Site do Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim-SP (SICOVAMM).

Quero agradecer também pelas preciosíssimas colaborações que foram enviadas pelo Radialista, Produtor e Pesquisador Maikel Monteiro que, junto com seu Amigo José Francisco, apresenta o programa Brasil Caboclo que vai ao ar aos Domingos às 07:00 da manhã pela Rádio Paraná Educativa (e-Paraná) de Curitiba-PR (AM 630 kHz), e que conhece a fundo a trajetória de diversos excelentes intérpretes da Música Caipira Raiz, tais como as Irmãs Galvão, Tonico e Tinoco, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, Tuta e Tota, Mensageiro e Mexicano, Jacó e Jacozinho, Pininha e Verinha, Primas Miranda, Leôncio e Leonel, Abel e Caim, Mineiro e Manduzinho, Luizinho, Limeira e Zezinha e também "Mogiano e Mogianinho"!!! O "Cumpadre" Maikel Monteiro me forneceu preciosíssimas informações, além de esclarecimento de dúvidas que ocorreram durante a elaboração de diversos resumos biográficos desse Site!

Muito obrigado mais uma vez, "Cumpadres" Maikel Monteiro e Zé Francisco!!! Parabéns por esse gesto que enriquece e ajuda cada vez mais e de forma brilhante a Preservação da Memória Musical Brasileira!!

Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para São José do Rio Preto-SP e Piracanjuba-GO: conheça essa dupla que se formou na década de 1950 (após experiências musicais anteriores da cada um de seus integrantes) e participou do programa "Alvorada Cabocla", apresentado pelo Radialista Nhô Zé, na Rádio Nacional de São Paulo-SP. Desde o primeiro "bolachão" 78 RPM em 1960, a dupla gravou uma vintena de LP's e 78 RPM's, apesar de pouquíssimo de sua Produção Musical ter sido remasterizada em CD. Conheça um pouquinho da trajetória artística de Caçula e Marinheiro.


Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo